segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Tipos de cancro da pele

Tipos de cancro da pele

Existem quatro tipos principais de lesões.

Carcinoma Basocelular
Esta é a forma mais comum de cancro da pele, mas também a menos perigosa. Apresenta-se geralmente como uma protuberância saliente e colorido, podendo adquirir um aspeto branco pérola brilhante, ou como uma ferida que não cicatriza, ou adquirir uma superficie rugosa que cresce lentamente. Se não for tratado, pode ulcerar e invadir tecidos mais profundos.

Queratose Actínica
São lesões pré-cancerosas em 10 a 15% dos casos, podem evoluir para Carcinomas Espinocelulares, e como tal devem ser tratados para prevenir o seu progresso. Estas manchas ocorrem, na grande maioria, em indivíduos de meia idade e idosos, em áreas do corpo mais expostas, tal como o rosto, pescoço, orelhas, o dorso das mãos e couro cabeludo. Apresentam manchas de cor castanha-avermelhada e superfície áspera e escamosa.

Carcinoma de células Escamosas
Esta é o segunda forma mais comum de cancro da pele, ocorrendo em áreas da pele muito expostas ao sol, como a cara e couro cabeludo. Surge como uma superfície mais elevada, com crosta, que pode crescer rapidamente e tornar-se ulcerada e chorosa. Pode espalhar-se rapidamente, especialmente nos lábios, orelhas, dedos das mãos e pés ou em pacientes imunossuprimidos. É essencial e remoção cirúrgica.

Melanoma
É o tipo de tumor menos frequente, mas o mais perigoso. Pode afetar pessoas de qualquer idade, ao contrário dos carcinomas anteriores que são mais comuns em pessoas mais idosas. Variam muito de aspeto, podendo apresentar-se como uma lesão pigmentada que vai escurecendo, desenvolvendo contornos irregulares ou cores variadas, ao longo do tempo, ou como um nódulo rosa ou vermelho. Pode espalhar-se internamente. Requer tratamento imediato.



Para além destes quatro tipos principais de lesão, existem outros tipos, menos comuns de cancro de pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário